Então, vamos começar falando de um assunto importante, que porém passa desapercebido na maioria dos jogos de RPG.
O que é o Contrato Social? Resumindo, são as normas de convívio de um grupo de RPG. Elas cobrem as coisas óbvias, como a etiqueta na mesa de jogo, se é permitido fumar, pausas para lanche, etc. Mas também há muitas coisas que geram problemas e a origem deles está no Contrato Social. Identificar a origem dos problemas é o primeiro passo para resolvê-los, então vamos lá.
Como vamos jogar?
Essa é uma das perguntas mais óbvias, mas que gera muita confusão se não estiver claro para o grupo o estilo de jogo. Independente do sistema, há muitas maneiras de se jogar. Há estilos mais utilizados, por exemplo, um jogo de D&D 4a edição vai quase sempre ter muitos combates. Se um jogo tiver outro foco, pode ser que gere um conflito de expectatívas.
Deixe bem claro o estilo do seu jogo, que suplementos e regras são permitidos, que tipos de personagem serão adequados. Resista a tentação de aceitar encaixar qualquer personagem no seu jogo, explique que ele não será devidamente aproveitado na campanha. Sempre que for possível, tente modificar a premissa do personagem para que ele se encaixe ao jogo (ao invés de desaprová-la completamente), explicando ao jogador porque seria melhor assim.
Quanto as regras, certos jogadores insistem em jogar da maneira "certa" e conhecem muito bem as regras do sistema. Para evitar conflitos, deixe claro os motivos de qualquer mudança que venha a fazer nas regras, e escute o jogador, pois uma mudança pequena pode ter motivos devastadores que você não previu. Num grupo de RPG é melhor exercer a autoridade de forma democrática. Mas lembre ao grupo que a autoridade do Mestre é final.
Diversão
Esse é o objetivo do RPG. Mas muitas vezes as ações de alguns jogadores colocam a diversão do restante do grupo em risco. Normalmente as coisas podem ser resolvidas com uma conversa, mas é necessário expor o problema, e que o grupo ouça e faça o melhor possível para corrigir a situação.
Uma ótima dica nessa hora, se você tem um jogador problemático por qualquer motivo, que fica reclamando da mesma coisa repetidamente na mesa, por exemplo, é chamar ele para uma conversa de forma isolada do grupo e tentar entender o que está se passando. Evite entrar na discussão do jogador, que pode atrapalhar o fluxo de jogo na sua mesa e acabar com a diversão do grupo.
Aprenda a elogiar. Quando você apreciar algo que alguém fez, uma
decisão bem tomada na mesa, um jogador que fez um personagem bem
construído, se expresse. Sem exagerar, porque pode ficar forçado e fazer
você ser rotulado de "puxa-saco".
Sinais de Problemas
Algumas coisas podem lhe alertar previamente sobre qualquer problema social num grupo. Se você achar que não pode tocar em um assunto de maneira honesta, por exemplo, é um sinal de problema.
Sendo Mestre ou Jogador, se esforce para deixar os canais de comunicação sempre abertos entre os membros do grupo. Se perceber alguma coisa e não for apropriado falar no momento, deixe para falar no papo que sempre rola depois da sessão.
Um dos maiores sinais de problema é quando um jogador é excluído do resto do grupo. Por algum motivo ninguém quer jogar com ele na mesa. Seja qual for o motivo, é melhor conversar sobre ele abertamente do que deixar o problema continuar ou expulsar sumariamente o jogador da mesa.
O que fazer?
Acho que o mais importante é manter sempre aberto o canal de comunicação. Evite se ofender com críticas, e tente sempre fazer críticas construtivas, ou seja, dê sempre uma sugestão de como o problema poderia ser resolvido ou pelo menos ofereça a oportunidade de um debate.
Essas dicas e a consciência de que o Contrato Social é uma coisa tangível podem evitar muitos grupos desfeitos, brigas e campanhas mal-sucedidas.
De vez em quando postarei sobre coisas mais específicas ligadas ao Contrato Social no RPG, que é um assunto muito vasto, porém desconhecido. Da próxima vez falarei sobre comos as regras de um sistema específico influem no Contrato Social de seu grupo, de forma direta ou indireta, e como às vezes uma falha no sistema pode levar uma quebra do contrato.
Fonte:
Social Contracts for RPG Groups
Nenhum comentário:
Postar um comentário